top of page

Origem e história da raça Bengal

  • Foto do escritor: Gatil Favret Cats
    Gatil Favret Cats
  • 14 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Os Bengals são gatos híbridos, resultante do cruzamento entre um felino selvagem, o Leopardo Asiático, (ALC - Asian Leopard Cat, [Prionailurus bengalensis ou Felis bengalensis] ) é um gato de porte, habitante do sul da Ásia, e é um dos mais próximos da espécie de gatos não domesticados do antigo ancestral comum do gato familiar.

A gato leopardo assemelha-se muito a um gato doméstico, exceto pelos olhos maiores, partes do bigode mais ressaltadas, pernas mais longas e manchas brilhantes. Ele parece, na verdade, com um leopardo em miniatura.

O Bengal começou sua jornada para se tornar uma raça reconhecida em 1963, quando a criadora Jean Mill de Covina, Califórnia, comprou uma gata leopardo em um pet shop. Naquela época, gatos leopardos poderiam ser comprados nos Estados Unidos, hoje em dia é ilegal vendê-los. Ela não estava tentando criar uma nova raça de gato, ela só queria um animal único.

Após alguns anos, Jean Mill percebeu que sua gata parecia solitária, por isso, colocou um gato doméstico na gaiola dela para lhe fazer companhia. Ela não esperava um relacionamento, mas em 1965 sua gata leopardo deu cria.

Mill teve a surpresa de ver nascer uma ninhada de dois filhotes híbridos. O macho não sobreviveu, mas a fêmea, de nome Kinkin, foi a primeira exemplar híbrida (F1) proveniente desse tipo de cruzamento.

As três primeiras gerações oriundas de cruzamentos de Leopardos Asiáticos e gatos domésticos ,são chamadas de Bengals de fundação e são essas:

F1 - exemplares nascidos de um cruzamento entre o ALC e um gato doméstico. F2 - exemplares resultantes do cruzamento entre um F1 e um gato doméstico.

F3 - exemplares nascidos do cruzamento entre um F2 e um gato doméstico.

Os machos de primeira geração são sempre estéreis, sendo observada a esterilidade em machos de segunda e terceira geração. Estes também podem ser férteis por um curto período de tempo ou até mesmo apresentar alternância de fertilidade. As fêmeas das três primeiras gerações (F1, F2 e F3) são normalmente férteis, mas foi observado que fêmeas de segunda geração (F2) são menos férteis do que as fêmeas de primeira (F1) e terceira gerações (F3).

O Bengal só é considerado realmente um Bengal a partir da geração F4, quando já apresenta temperamento dócil, típico de gatos domésticos.

Depois de refletir, Mill decidiu que criar uma raça mestiça beneficiaria a ruim situação do gato leopardo. Mill estava consternada com a situação dos filhotes órfãos do gato leopardo pegos pelos caçadores e vendidos para os pet shops americanos. Os gatos geralmente terminavam em zoológicos quando o filhote crescia e na idade adulta mostravam seu temperamento selvagem. Mill queria oferecer ao mercado norte-americano um substituto malhado aceitável.

O gato Bengal padrão, ao contrário das outras raças, é descrito como um gato com temperamento ideal, confiante, alerta, curioso e amigável. Qualquer sinal desafiador o desqualifica, a fim de evitar problemas de temperamento que está sendo perpetuado pelo reprodutor. A TICA (Associação Internacional dos Gatos) exige que seja provado que os gatos são reproduzidos entre Bengals por pelo menos quatro gerações para garantir um temperamento dócil.


As Características da Raça


As manchas do Bengal são alinhadas horizontalmente ao invés de formas aleatórias ou “malhadas”. Rosetas formadas em círculo em torno de um centro mais avermelhado é o preferido. A ênfase é colocada no contraste entre as manchas e a cor de fundo; as bordas devem ser nítidas e distintas para um padrão que mostra qualidade. No padrão mármore, as marcas são derivadas do clássico gene malhado, mas o aspecto geral é aleatório, dando a impressão de mármore.

Bengals frequentemente possuem um gene “cintilante” que dá a pele um brilho iridescente, como se estivesse com uma cobertura.

O gato Bengal pode parecer um gato selvagem, porem ele é amigável e dócil como qualquer gato doméstico. São brincalhões, sociáveis e enérgicos têm uma generosa dose de curiosidade felina e deseja sempre estar envolvido com sua família. Diferente de outras raças o Bengal adora água e não perde a oportunidade de um banho ou mergulho.

Bengals costumam ficar bastante estressados fora do seu ambiente, mas não costumam apresentar reações agressivas. Levá-lo ao vet costuma ser uma tarefa bastante tranquila, porque eles ficam bastante intimidados fora do seu ambiente. Seu miado é bem mais forte que outros gatos, porém não miam muito. Alguns Bengals “respondem” com miados, quando falamos com eles, outro falo interessante é o som do seu miado único, muito semelhante aos sons da selva.

A brincadeira preferida de exemplares Bengals é ir buscar coisas que atiramos, a maioria dos exemplares ama esse tipo de brincadeira!


Referência de pesquisa:

tudogato.com / tudosobregatos.com.br / Catery MillWood

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon

Brasil - São Paulo - SP  email:favretcats@gmail.com

© 2018  Favret Cats 

 

  • White Instagram Icon

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

  • w-facebook
bottom of page