top of page

Guarda Responsável

  • Foto do escritor: Gatil Favret Cats
    Gatil Favret Cats
  • 6 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Algumas coisas precisam ser consideradas antes de adquirirmos um bichinho de estimação. É bom refletir bem e não ficar com um lindo bichinho só por impulso. Essa atitude evita o abandono e os maus tratos, uma coisa tão comum e tão triste !

Um gato ou cachorro vive 15 anos ou mais. Estou preparado para assumir essa responsabilidade, de cuidar desse animalzinho com todo carinho, na saúde e na doença, até que a morte os separe? Isso mesmo, igual a um casamento! É um compromisso para a vida toda do animal! Todos da família concordam? E nas viagens de férias, como faremos para que ele fique bem cuidado? - Recursos: tenho condições financeiras de providenciar uma boa alimentação, com ração super premium ou no mínimo premium, vacinas de qualidade, consultas veterinárias sempre que necessário, vermifugação, controle de pulgas, carrapatos, fungos e outros problemas, se surgirem? Tenho ainda recursos emocionais para oferecê-lo, isto é, estou disposto a dar atenção a ele, dedicar tempo regularmente, dar carinho, não deixá-lo muitas horas sem companhia? Estou decidido a nunca maltratá-lo, muito menos abandoná-lo? - Segurança: já providenciei telas nas janelas que dão para a rua, os muros são altos o suficiente para que ele não fuja? Estou convencido da importância de não permitir que ele tenha acesso à rua? No caso de apartamentos, as telas são mais importantes ainda! Se ele cair, pode não sobreviver, mesmo que seja de um andar baixo. Lembrando que o gato que tem acesso á rua vive, em média, apenas 4 anos. Acaba se perdendo, sendo atropelado, envenenado, machucado em brigas, pegando doenças de outros animais (FIV e FELV, Aids e Leucemia Felina, são transmissíveis nas relações sexuais e saliva, por exemplo). Sem falar que, se ele fizer sujeira ou bagunça na casa ou quintal de outra pessoa, a responsabilidade é de quem? Se fosse o gato de outra pessoa na nossa casa, a gente não ia gostar disso, não é mesmo? No caso de gatos de raça como o Persa ou Exótico, tem outro grande risco. Sendo ele tão lindo e tão manso, se der mole... alguém leva embora, mesmo !

- Castração: Aceito o fato de que a castração é o melhor para o gatinho de estimação? Gato castrado não terá a necessidade de fugir, procurando acasalar-se. Outros benefícios da castração são: reduz risco de doenças e infecções, como de mama e útero, e piometra, nas fêmeas; previne comportamento anti-social de machos marcarem o seu território com urina; aumenta a expectativa de vida do animal; evita crias indesejadas e por consequência, a superpopulação de animais domésticos e o abandono.

- Higiene e saúde: Estou disposto a cuidar bem da saúde do meu bichano? O gatinho precisa ter os olhos limpos diariamente, com algodão (de preferência aquele prensado, do tipo para se remover maquiagem) e água morna corrente. Escovado duas vezes por semana em média. As unhas, aparadas semanalmente ou pelo menos quinzenalmente. Orelhas idem. As caixas de areia precisam ser totalmente limpas uma vez por semana, lavadas e desinfetadas com água sanitária. Os torrões de urina e as fezes, recolhidos com a pá várias vezes ao dia. O potinho de comida precisa ser lavado pelo menos duas vezes na semana, e o pote de água, diariamente, e nos dias mais quentes, duas vezes ao dia. E banhos são também importantes, podendo ser feitos quinzenalmente nos meses mais quentes, e mensalmente, nos mais frios. A secagem é muito importante, para se evitar o aparecimento de fungos; deve ser feita totalmente após o banho, com secador. Ele precisa ter água fresca e alimento sempre disponíveis, longe da sua caixa sanitária. Precisa de um lugar limpo e aconchegante em que dormir, protegido de sol excessivo e do frio, no inverno. Se acho muito complicado providenciar todos esses cuidados, talvez deveria preferir um bichinho de pelúcia...

Ter um gato de estimação é uma experiência maravilhosa, eu recomendo a todos. Gato é tudo de bom! O Bengal são muito inteligentes, muito dóceis, brincalhão, atendem pelo seu nome, são muito sociáveis, e muito apegados com a sua família humana. Não me imagino sem os meus bichanos.

Mas, não é demais lembrar, como já dizia o Pequeno Príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

No caso de bichinhos de estimação, isso é muito verdadeiro!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon

Brasil - São Paulo - SP  email:favretcats@gmail.com

© 2018  Favret Cats 

 

  • White Instagram Icon

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

  • w-facebook
bottom of page